APCL e IMF reúnem-se em seminário sobre mieloma múltiplo

16/06/23
APCL e IMF reúnem-se em seminário sobre mieloma múltiplo

O seminário sobre mieloma múltiplo, que é organizado pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em colaboração da International Myeloma Foundation (IMF), decorre já amanhã, dia 17 de junho, no Lumen Hotel & The Lisbon Light Show, em Lisboa. O evento, coordenado pelo Prof. Doutor Fernando Leal da Costa, hematologista no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, destina-se a doentes, cuidadores e a profissionais de saúde com interesse na área. Em entrevista à News Farma, o Prof. Doutor Manuel Abecasis, presidente da APCL, refere que “eventos como este fazem parte da estratégia da associação para melhorar a literacia em saúde”.

O seminário sobre mieloma múltiplo, que decorre já amanhã, dia 17 de junho, em Lisboa, conta, até ao momento, com 90 inscritos confirmados, nomeadamente doentes, médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais com interesse na área. “Esta reunião tem como objetivo transmitir conhecimentos, dando a oportunidade às pessoas para se informarem melhor sobre a sua doença, sobre as opções de tratamento ou sobre os apoios sociais e fiscais”, afirmou o Prof. Doutor Manuel Abecasis, presidente da APCL, uma associação a quem coube a organização deste seminário, em colaboração com a International Myeloma Foundation (IMF).

“Estes eventos procuram não só aumentar a literacia em saúde dos doentes e dos seus cuidadores, como também pretendem dar a conhecer os diferentes tipos de apoios a que os doentes têm direito, por terem uma doença oncológica em fase ativa ou em tratamento”, adiantou o responsável, referindo-se a aspetos como os benefícios fiscais ou isenção de pagamentos de medicamentos e consultas. “Há um conjunto de benefícios estabelecidos legalmente que muitas pessoas desconhecem”, recorda o Prof. Doutor Manuel Abecasis, assinalando ainda que “este tipo de ações [como o seminário], dirigidas fundamentalmente aos doentes e cuidadores, procura desmistificar e dar aos doentes uma informação real no que diz respeito à doença e às opções de tratamento”.

Durante o seminário, que acontece anualmente em colaboração com a IMF, os doentes e os familiares que estão presentes têm oportunidade de colocar questões e de conversar abertamente com outros doentes, com as equipas de tratamento e com os preletores, que, como indica o Prof. Doutor Manuel Abecasis, “têm uma experiência reconhecida e conhecimentos sólidos na área do MM”. “Trata-se de uma interação interessante e bastante útil para os doentes”, disse o médico hematologista e presidente da APCL.

“Estes seminários têm decorrido anualmente em colaboração com a IMF, que envia um representante não-médico, ou seja, uma pessoa que faz parte do staff da IMF. Além disso, temos recebido a participação (na qualidade de preletor) de um especialista estrangeiro, que é reconhecido na área do tratamento do MM. Nos últimos anos, recebemos a presença do Prof. Doutor Jean-Luc Harousseau, de Nantes, que é um dos nomes grandes do tratamento e da investigação do MM”, acrescentou o Prof. Doutor Manuel Abecasis.

“As pessoas vão ter oportunidade de ouvirem os especialistas nesta área a falarem sobre temas de forma descomplicada, ao contrário do que acontece em reuniões científicas em que é usada uma terminologia médica, algo que, para a maior parte das pessoas, é difícil de entender. Convém criar situações em que a informação seja apresentada com rigor científico e de forma facilmente compreensível, inclusive para um público com menos conhecimentos médicos. Este será um espaço que permite colocar questões e pedir esclarecimentos sobre alguns temas/matérias dentro da área. Trata-se ainda de uma oportunidade para que os doentes em situação semelhante possam trocar impressões. É o que tem acontecido com o Grupo do Mieloma Múltiplo, que funciona no seio da APCL e que tem um fórum de comunicação ativa entre os membros”, finalizou o presidente da APCL, lembrando que a participação no seminário é gratuita e aberta a todos os interessados, mediante uma inscrição telefónica (213422205) ou via e-mail (geral@apcl.pt).

Partilhar

Publicações